Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, janeiro 21, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Belém terá segundo turno entre Edmilson e Zenaldo

Noticias Relacionadas

Edmilson e Zenaldo durante a votação deste domingo. (Foto: G1 PA)

A eleição para prefeito de Belém será decidida no segundo turno entre Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB). Segundo a Justiça Eleitoral, Edmilson recebeu 252.049 votos, o que corresponde a 32,58% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Zenaldo teve 237.252 votos, o que equivale a 30,67%

Edmilson Rodrigues comemorou a votação. “Esse é um resultado vitorioso, fizemos campanha na dianteira, e dos 30 minutos de horário eleitoral, tinhamos 28 contra nós”, comentou o candidato.

Zenaldo Coutinho se disse satisfeito com o resultado. “Estou muito feliz, entusiasmado com a demonstração que persistir em fazer uma campanha limpa entrou no coração das pessoas”, disse o candidato.

Campanhas

Durante a campanha, Edmilson criticou a atuação da atual gestão pública de Belém, em especial as ações voltadas para a saúde, como o programa Saúde da Família. Uma de suas plataformas de governo é a promoção social, através da retomada de programas assistenciais como o Bolsa Família, que prevê um salário mínimo para crianças em idade escolar que estão em situação de risco.

Zenaldo afirmou que irá realizar articulações políticas com o governador do estado, Simão Jatene, e com candidatos a prefeituras da região metropolitana de Belém. Zenaldo defende que esta articulação pode melhorar problemas graves da capital, como o transporte. Ele promete focar sua gestão em “três S”: saúde, saneamento e segurança.

Biografias dos candidatos

Edmilson Brito Rodrigues nasceu em 26 de maio de 1957 em Belém. Formado em arquitetura, Edmilson é professor licenciado da Universidade Federal Rural da Amazônia, com mestrado em Planejamento e Desenvovimento pela UFPA e doutorado em Geografia pela USP. É solteiro e tem três filhos.

Teve dois mandatos de deputado estadual, de 1987 a 1990 e de 1991 a 1994. Foi eleito prefeito de Belém por dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Na época, era filiado ao PT, e chegou a ser premiado pela ONU como “Prefeito Criança” por três vezes.
Em 2005, Edmilson deixou o PT e se filiou ao PSOL. Em 2008, não disputou a prefeitura de Belém para concluir seu doutorado. Em 2010, foi eleito deputado estadual com mais de 85 mil votos.

Zenaldo Rodrigues Coutinho Júnior nasceu 4 de fevereiro de 1961 em Belém. Formado em direito, é casado e tem duas filhas. Foi eleito vereador de Belém pelo PDT de 1983 aos 21 anos, conseguindo a reeleição em 1988.
Foi eleito deputado estadual duas vezes, atuando como presidente da Assembléia Legislativa em 1995. Em 1999, foi eleito deputado federal e chegou a ocupar o cargo de vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Zenaldo também atuou como chefe da Casa Civil e secretário especial de proteção e desenvolvimento social durante o mandato do governador Simão Jatene.
Em 2011, Zenaldo deixou a secretaria para atuar na frente parlamentar contra a criação do estado de Carajás durante o plebiscito que consultou a população do Pará sobre a possibilidade da divisão do estado.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias