
A partir de segunda-feira, 3, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf), iniciará as reformas de 11 barreiras fixas zoofitossanitárias e um escritório local, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com investimentos no valor de R$ 460.685,44. As obras começarão pelo município de Porto Nacional, e a previsão é de que em seis meses todas as unidades estejam revitalizadas.
No Bico do Papagaio, as barreiras de Xambioá, Aguiarnópolis, Ananás, Araguatins, São Sebastião e Esperantina, receberão o serviço.
De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o processo para reforma dos prédios iniciou-se em 2015, e o cronograma de reparação feita pelos engenheiros civis da Seinf, foi traçado mediante vistorias e o levantamento das necessidades de cada unidade. “Contamos com o apoio do governador do Estado, que não mediu esforço para atender nossa demanda, que resultará em melhorarias das condições de trabalho dos nossos servidores e no atendimento aos produtores rurais”, ressalta o presidente.
O Tocantins conta com 23 barreiras fixas na divisa com os Estados, 18 volantes e 10 fluviais, responsáveis pela fiscalização de trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal, e vegetal. O controle rígido de entrada e saída desses produtos, bem como a rota de passagem para outros Estados, resguarda o patrimônio zoofitossanitário do Estado.




