Em Axixá, município do Bico do Papagaio, a maioria dos servidores da educação, ficaram sem receber o salário de dezembro e o 13º. O Sindicato dos Servidores da Educação do Município de Axixá do Tocantins (SINSEA), tentar negociar com o atual prefeito, a quitação das dívidas.
A presidente do sindicato, Luzanira Lima, divulgou Nota, comentando a situação.
Com a palavra o Sindicato:
Esclarecimento ao público em especial aos servidores da Educação do município de Axixá do Tocantins, desde o dia 05 de janeiro estamos em negociação com o atual gestor para tentar resolver a situação do salário de dezembro de 2020, onde dos 292 servidores penas 108 receberam seu salário, que significa 37%, o recurso do FUNDEB, entrou um monte de R$ 1,775,291,31 (um milhão duzentos e noventa e cinco mil reais e trinta e um centavos). No final de dezembro, o sindicato entrou com uma medida cautelar pedindo o bloqueio do recurso do FUNDEB, porém o juiz de plantão negou por duas vezes. Pedimos ajuda o Ministério Público, que notificou o ex-gestor, porém o mesmo se negou a acatar recomendação do promotor e pagou apenas os escolhidos pela gestão.
Queremos aqui repudiar alguns servidores que estão tentando denegrir a imagem do sindicato, bem como, colocar em apuros a atual diretoria. Em nenhum momento estamos sendo submisso a situação, estamos trabalhando para resolver as seguintes situações:
- Salários de dezembro, onde o gestor se comprometeu em pagar porem sem comprometer a folha de janeiro, que paga a folha dia 30 de JANEIRO 2021.
- O mês de dezembro de 2020 está sendo negociando e que todos irão receber, vamos incluir no grupo negociador o MP.
- TAC 2012 referente ao mês de dezembro de 2012 que o último repasse foi em outubro de 2020.
- INSS dos servidores que estão buscando sua tão sonhada aposentarias, onde estão senso feito o desconto nos salários porem negada ao órgão.
Por tanta, caros colegas, antes de sair por aí falando assunto aleatório, procure a diretoria do sindicato veja de perto o que está sendo feito para resolver os problemas da educação, juntamente com a assessoria jurídica do sindicato. O mesmo está aberto de segunda a sexta. Quem poderia ter dado um parecer favorável era a Justiça, portanto meus caros, não vamos tirar conclusões precipitadas e causar desconforto na classe que já é taxada como desunida. Vamos procurar ser mais participativos nas assembleias e nas reuniões de tomadas de decisões, como essa que realizamos hoje dia 13 e os mais críticos não aparecem para se juntar os demais. Não esqueça de que já foram tantas conquistas que alcançamos e não reconhecida pela classe.
Agradecemos a compreensão de todos os servidores.
ATT, diretoria do SINSEA : Luzanira Lima
Presidente
Axixá do Tocantins 13 de janeiro de 2021