Representantes da Associação dos Apicultores do Bico do Papagaio (ABIPA), estiveram em Palmas nesta sexta-feira, 24, para discutir e definir as ações da cadeia produtiva a serem desenvolvidas, em 2015, com a Câmara Setorial da Apicultura. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (SEAGRO) e contou com a participação de representantes de instituições, além de presidentes de cooperativas e apicultores. A Câmara foi criada em 2004, com o objetivo de trabalhar em equipe para alavancar o setor no Estado com competitividade e sustentabilidade.
Durante a reunião foram apresentadas as ações realizadas em 2014 e programadas as atividades a serem realizadas em 2015, tais como, de aumentar a produção apícola no Estado e para obter a certificação do mel produzido, para garantir a segurança alimentar e a integração dos apicultores. Além de buscar a realização de novas parcerias, que objetivam fortalecer o setor apícola. De acordo com o estatuto serão realizadas reuniões a cada três meses durante o ano.
As atividades desenvolvidas pela Secretaria foram apresentadas pela gerente de Pecuária da SEAGRO e membro da Câmara Setorial, Érika Jardim, que fez relatos sobre o panorama da apicultura no Estado e os objetivos da Câmara Setorial da Apicultura (CSA). Discorreu sobre a elaboração do planejamento estratégico da atividade e da necessidade de equipar as Casas de Mel para obtenção do Selo de Inspeção Federal (SIF), como forma de fortalecer a atividade, fabricando produtos de qualidade e ofertando segurança alimentar. “Ter o SIF significa que houve um acompanhamento de profissionais durante todo o processo da fabricação do mel, desde a extração até a comercialização”, explicou.
Erika falou também da importância de capacitar os técnicos, no sentido de elaborar projetos para ajudar cada vez mais a desenvolver a apicultura no Tocantins, e nesse contexto solicitou empenho das instituições parceiras no sentido de permanecerem estimulando a participação dos apicultores em reuniões e cursos de capacitação. “O que temos visto é que, ao contrário de outras atividades, o apicultor participa de reuniões e das atividades destinadas à apicultura, sempre mostrando disposto a aprender mais”, disse.
Recursos
A gerente de pecuária fez ainda um breve relato dos projetos elaborados para busca de recursos, destinados ao setor tais como: MAPA, ISPN, FBB e PDRIS, e em seguida apresentou o cronograma de ações da Seagro para a apicultura em 2015, como o stand da Federação das Associações de Apicultores do Estado do Tocantins (FETOAPI), que será montado na 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (AGROTINS), que será realizada de 5 a 9 de maio, em Palmas, com produtos para conhecimento do público e também para comercialização. Haverá ainda palestras e demonstrações práticas direcionadas aos apicultores.
Já o novo presidente da FETOAPI, Charles Dias da Silva apresentou a produção de mel dos municípios biquenses, tais como: Axixá, São Miguel, Esperantina e Sampaio. E exaltou o crescimento da produção de mel no Tocantins, ressaltando que ao longo dos anos taxa de crescimento de 196%.
Dados
O Tocantins tem hoje 1.300 apicultores associados à Federação Tocantinense de Apicultores e uma produção de mel de 118 toneladas, em 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados de 2015, ainda não foram fechados.