Em comemoração ao Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, 19 mulheres da comunidade Pequizeiro, em Axixá, no Bico do Papagaio, foram recebidas no Palácio Araguaia, nesta quarta-feira, 6. A visita faz parte do projeto Portas Abertas, promovido pela primeira-dama Karynne Sotero, que visa aproximar as comunidades do espaço de tomada de decisões. As quebradeiras de coco praticam o extrativismo sustentável e mantêm modos de vida e práticas culturais transmitidas por gerações.
A vida de quebradeira de coco é difícil, mas é fundamental para a sobrevivência de muitas famílias. A primeira-dama Karynne Sotero tem buscado formas de apoiar o trabalho das quebradeiras de coco, incluindo a doação de uma máquina forrageira para extração do óleo. O ofício de quebradeira geralmente é passado de mãe para filha.
O projeto Portas Abertas é uma iniciativa que abre as portas do Palácio Araguaia para receber diferentes grupos. A recepção do grupo de mulheres quebradeiras de coco representa um marco simbólico de valorização de suas práticas e de seu papel na preservação da cultura e do meio ambiente.
O trabalho extrativista dessas mulheres é fundamental para a sustentabilidade das regiões onde atuam e para a conservação dos babaçuais, recursos de grande importância ambiental e econômica. A data de 24 de setembro é celebrada como o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco-Babaçu nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará.