O Ministério Público Eleitoral (MP) da 11ª Zona Eleitoral, decidiu, por meio de seu parecer, que o candidato a prefeito de Axixá, Auri Wulange Ribeiro Jorge, o Dr Auri, está apto a disputar as eleições. A decisão foi publicada após depido de impugnação à candidatura de Auri, levantada pela chapa adversária “A Mudança Está em Nossas Mãos”, que alegava inelegibilidade do candidato devido a supostos processos pendentes.
A impugnação se baseava em três processos: uma ação de improbidade administrativa e dois acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, o MP Eleitoral, após uma análise detida, concluiu que os documentos exigidos para a candidatura foram devidamente apresentados e que os processos que poderiam interferir na elegibilidade de Auri estão suspensos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, a ação de improbidade administrativa foi julgada improcedente, conforme a sentença juntada aos autos.
O promotor Décio Gueirado Júnior foi enfático ao determinar o deferimento do registro das candidaturas de Auri Wulange Ribeiro Jorge. A decisão rejeita a impugnação da chapa adversária e garante a participação de Auri na disputa eleitoral.