Um avião de pequeno porte caiu na região de Barcelos, interior do Amazonas, na tarde deste sábado, 16. Segundo o governo estadual, há 14 mortos – dois tripulantes e 12 passageiros. Todas eram brasileiras, mas as identidades das vítimas não foram informadas.
A aeronave, de matrícula PT-SOG, era um modelo Embraer EMB-110 Bandeirante, com capacidade para transportar até 18 passageiros. Tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação como táxi aéreo e a situação de aeronavegabilidade era considerada normal.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para avaliar a queda da aeronave.
A Anac disse lamentar o acidente e informou que a investigação ficará a cargo do Cenipa.
Na região, chovia bastante na hora da queda. Barcelos fica a cerca de 400 quilômetros de Manaus, mais ao norte do Estado, na margem direita do Rio Negro. A região, no meio da Floresta Amazônica, é conhecida também pelo ecoturismo e pela pesca esportiva.
Detalhes do acidente
O avião partiu de Manaus às 13h30 e tinha como destino Barcelos. A queda ocorreu por volta das 15h30, na área rural da cidade.
Segundo testemunhas, a aeronave caiu em uma área de mata fechada. Os corpos das vítimas foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar.
Causa do acidente
A causa do acidente ainda é desconhecida. As investigações do Cenipa devem durar cerca de 12 meses.