O aposentado Orlando Manoel Cavalcante tem 68 anos de idade e mais de 50 deles foram dedicados à agricultura. Pai de doze filhos, há oito anos passou a enxergar com dificuldade. No entanto, nunca teve condições financeiras de comprar um óculos de grau, para melhorar sua visão. Na manhã desta quinta-feira, 13, em Augustinópolis, Orlando recebeu das mãos do governador Marcelo Miranda o seu óculos de grau, por ele ter comparecido e manifestado sua necessidade na 32ª edição do programa ‘Governo mais perto de você’, que aconteceu naquele município, de 15 a 22 de abril, e contemplou 15 municípios da região do Bico do Papagaio.
“Para mim, esse óculos tem uma importância muito grande na minha vida, porque eu não tinha condições de comprar. Fiquei muito satisfeito com o que o Governo do Estado fez por mim”, diz ele emocionado. Segundo o aposentado da região do Bico do Papagaio, o governador Marcelo Miranda foi prejudicado por ter ajudado os mais necessitados. “Eu acho que isso que aconteceu foi um erro, porque quem tem que ajudar os pobres é o governo mesmo, e foi isso o que o governador Marcelo Miranda fez”, comentou o aposentado.
O governador Marcelo Miranda fez questão de participar da entrega dos óculos de grau para os 3.905, destinados a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e adultos acima de 45 anos de idade. “Não me furtaria de entregar um óculos de grau, um CPF, uma certidão de nascimento a quem precisa. Nós não doamos óculos de sol para o povo ir à praia. O governo entregou óculos de grau prescritos pelos médicos para o povo enxergar, nosso objetivo foi resgatar a dignidade da população”, disse o governador para uma multidão de cerca de três mil pessoas, segundo a Polícia Militar.
“Quando fizemos a entrega dos óculos, não perguntamos à população se ela votou ou não. Perguntamos ao povo qual é a necessidade dele”, afirmou. “Quantos não morreram sem condições de ter um óculos ou um documento. Se pudesse, faria tudo de novo, porque fiz pensando no bem da população”, discursou Marcelo Miranda.
Os óculos de grau entregues beneficiam os moradores dos municípios de Augustinópolis, Araguatins, Axixá do Tocantins, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia, Praia Norte, Sampaio, São Bento, São Miguel, São Sebastião e Sítio Novo.
Durante a cerimônia, foram entregues também apostilas para os alunos beneficiados pelo Projeto Escola da Juventude. A estudante Joizana Valentim de Almeida, de 23 anos, foi uma das beneficiadas com as apostilas de “Cidadania e Direitos Humanos”, “Inclusão Digital” e “Planilhas Eletrônicas”. “Para mim é importante esse curso, porque estou terminando o Ensino Médio e para ingressar numa carreira, a informática é fundamental”, disse.
Para o secretário estadual da Juventude, Ricardo Ayres, a inclusão digital é fundamental para os jovens se inserirem no mercado de trabalho. “Hoje até para operar uma máquina colheitadeira é preciso ter noções de informática”, destacou.
Ainda em Augustinópolis, o governador Marcelo Miranda visitou as instalações do Telecentro Comunitário. O Centro da Juventude, onde está inserido o Telecentro, realiza cursos de qualificação profissional para 75 alunos, nas áreas de Administração e Telemática (manutenção, montagem e vendas de máquinas digitais – computadores, câmeras, celulares etc). Em todo o Bico do Papagaio, são atendidos 517 alunos com essas ações. (Aquiles Lins)




