Com intuito de ampliar e socializar o debate durante o processo de elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), iniciou neste mês, oficinas e reuniões técnicas no interior do Estado. Esta ação tem o objetivo de informar e apoiar a participação da sociedade civil organizada no processo de construção do zoneamento no Tocantins.
A oficina técnica do ZEE no Bico do Papagaio foi realizada em Augustinópolis,onde participaram representantes do poder público, organizações não governamentais, entidades jurídicas e empresas privadas.
Para o responsável técnico pela condução do ZEE na Seplan, Rodrigo Sabino, essa etapa de mobilização é fundamental para construção do plano, sendo uma grande oportunidade para discutir a realidade de cada região. “Estes eventos têm por objetivo a troca de informações entre os agentes sociais e nós técnicos em questões que abrangem o uso de recursos naturais, o planejamento do uso das paisagens e a gestão territorial no Tocantins”, enfatizou.
Além do quadro técnico da Seplan, participam das atividades de mobilização os técnicos do Consórcio formado pelas empresas Senografia Desenvolvimento e Soluções, Detzel Consultores Associados e Hardt Planejamento.
Os trabalhos para elaboração do Plano Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Tocantins têm como meta propor um planejamento do uso das paisagens e subsidiar a política de ordenamento territorial. As atividades foram iniciadas em meados de 2015 e devem ser concluídas no primeiro semestre do ano de 2018.




