
Três pessoas foram presas em flagrante na manhã deste sábado, 19, em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, por tentativa de furto mediante fraude em uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada no centro da cidade. A ação foi interceptada pela Polícia Militar do Tocantins, que já monitorava o grupo por suspeita de envolvimento em golpes bancários na região.
Durante patrulhamento, os policiais identificaram um veículo Renault Duster preto estacionado em frente à Câmara Municipal. O automóvel já havia sido relacionado a ocorrências de fraude em agências da Caixa nas cidades de Araguatins e Augustinópolis. Na agência, duas mulheres, passageiras do veículo, haviam instalado um dispositivo conhecido como “chupa cabra” em um terminal de autoatendimento, com o objetivo de capturar dados de clientes.
Uma cliente de 57 anos teve o cartão retido pelo equipamento, e ao buscar ajuda, foi abordada por uma das suspeitas. Fingindo prestar assistência, ela passou o telefone para a vítima, que foi atendida por uma comparsa se passando por funcionária do banco. A vítima foi induzida a fornecer seu CPF e senha sob o pretexto de que o cartão só seria liberado após o feriado. A ação criminosa foi interrompida após uma das suspeitas perceber que estava sendo observada e tentar fugir.
Durante a abordagem, a Polícia Militar encontrou com o grupo R$ 1.886,00 em espécie, dez cartões bancários em nome de terceiros, quatro porções de maconha, duas maquinetas de cartão, seis celulares, além de instrumentos utilizados na fraude, como clipe e tesoura. O cartão da vítima foi recuperado. O homem preso tem 41 anos e possui um mandado de prisão em aberto, além de antecedentes por roubo; as mulheres, de 40 e 36 anos, têm passagens por estelionato. O trio é investigado por aplicar golpes em diversos estados, como Pará e Maranhão, com foco em vítimas idosas e mulheres. Os detidos e o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes de Araguatins para os procedimentos legais.