
Quarta-feira passada, dia 20 de novembro de 2013, completou 1 ano que a secretária de estado da Saúde, Vanda Paiva, esteve em Augustinópolis, para anunciar o projeto de reforma e ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis. Era uma terça-feira, Vanda convidou todos os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR), prefeitos, lideres, comunidade e imprensa. Com autorização do governador, Siqueira Campos (PSDB), Vanda divulgou que seriam investidos R$ 13 milhões na reestruturação do hospital, recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que passaria a contar com mais 200 leitos.
Vanda disse que o processo licitatório seria iniciado imediatamente, que as obras começariam em março de 2013, com termino no final do mesmo ano. A secretária disse ainda que as atividades do hospital seriam transferidas em no máximo 30 dias, ou seja, em 20 de dezembro de 2012 para Araguatins, e mantidas até o final das obras.
Todas estas informações podem ser conferidas no próprio site da Secretária Estadual de Saúde (SESAU), CLICANDO AQUI.

Um ano depois, pouca coisa aconteceu. Hoje, segunda-feira, 25, de novembro de 2013, os serviços que deveriam estar funcionando em Araguatins, como a clínica cirúrgica e ortopedia no Hospital Municipal e o atendimento obstétrico e neonatal, no Hospital Nossa Senhora Aparecida, nunca se tornaram realidade e se acumulam improvisadamente junto com os serviços de clinica geral em um hotel de Augustinópolis, alugado e adaptado para servir de hospital para atender os quase 200 mil habitantes do Bico do Papagaio.
No antigo prédio do Hospital Regional de Augustinópolis, as obras seguem em ritmo lento e sem nenhuma previsão de termino.




