Nos últimos meses a política em Augustinópolis, 3º maior município da região, tem esquentado como nunca se viu na história. Apesar que ser uma cidade bem menor populacionalmente e financeiramente se comparada a Araguatins e Tocantinópolis, politicamente a cidade tem conseguido alcançar posto de poder mais fortes que as duas maiores cidade do Bico.
Hoje contando com 3 deputados estaduais e 2 secretário de Estado, Augustinópolis tem dado as cartas dentro do governo em se tratando na comparação com Araguatins e Tocantinópolis que hoje possui políticos em menor expressão.
O problema é que a população de Augustinópolis não tem visto estes postos políticos obtendo o retorno desejado pela população, com obras e benefícios diretos, muitos tem comparado as ações do prefeito de Araguatins, Rocha Miranda, e comentado que o prefeito sozinho tem conseguido mais benefícios que os três deputados juntos, como asfalto, moradia e estradas.
Dentro desse emaranhado político em Augustinópolis os posicionamentos dos 3 parlamentares tem ficado bem claros em suas proposições de atuação. De um lado está Iderval Silva(PMDB) e do outro jogando no mesmo time, Manoel Queiroz(PPS) e Amélio Cayres(PR), travando uma disputa aberta pela articulação direta na região com o objetivo de se fortalecerem.
Até agora Iderval tem demonstrado força principalmente por ter vencido o último confronto direto contra Queiroz e Amélio, na disputa pela Prefeitura de Augustinópolis onde a candidata apoiada por Iderval venceu.
Tentando dar o troco, Queiroz e Amélio estão juntos para tirar de Iderval o controle da Diretoria Regional de Ensino – DRE, que atualmente é comandada por Neiva Almeida indicada por Iderval. Ate aqui Queiroz e Amélio já conseguiram uma vitória nesse episodio, que foi o conseguir a certeza da derrubada de Neiva que permanece no cargo só ate a definição do novo nome. Queiroz e Amélio tentam agora emplacar um nome para substituir a indicada de Iderval Silva e consolidar a vitória sobre o parlamentar.
Ainda não se sabe claramente a ação de Iderval para conter as investidas dos dois parlamentares, o que se sabe é que Iderval também é experiente e não vai desistir facilmente da disputa mesmo que seja para inviabilizar o nome apresentado por Queiroz e Amélio.




