Até 2015 o Governo do Tocantins quer cadastrar cerca de 70 mil proprietários de imóveis rurais no Cadastro de Imóveis Rurais (CAR). O objetivo é legalizar todas as áreas de reservas legais e de Proteção Ambiental Permanente (APPs) existentes no Estado. Nove mil produtores já fizeram a inscrição.
A SEAGRO entende que o cadastro é uma gigantesca ferramenta que pode ser usada na elaboração de várias propostas de políticas públicas. O Ministério do Meio Ambiente já disponibilizou o seu banco de imagens para o Tocantins, afim de agilizar o processo de cadastramento. O diretor de Sustentabilidade no Agronegócio da SEAGRO, Corombert Leão de Oliveira, fala nos benefícios.
No momento a SEAGRO está se adequando à Legislação dos governos federal e estadual, mas já definiu que vai aproveitar as Feiras Agropecuárias para divulgar o trabalho e vai assinar Termo de Cooperação com os Sindicatos das classes rurais para agilizar o cadastramento dos proprietários de imóveis rurais.
O Cadastramento de Imóveis Rurais está sendo realizado em parcerias entre SEMADES, NATURATINS, RURALTINS, SEAGRO, ITERTINS, INCRA, FAET e CIPRA. A meta é tornar o Tocantins um fornecedor para o mercado mundial.




