Vereadores, servidores públicos da Saúde, Educação e Assistência Social e a sociedade civil do município de Araguatins participaram nesta quarta-feira, 14, de uma audiência pública de apresentação do Plano Tocantins sem Miséria na Câmara Municipal.
Na ocasião, o secretário executivo do plano, Valter Frota, apresentou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC – Tocantins sem Miséria) e as 11 ações de qualificação e inclusão produtiva que serão pactuadas nesta quinta-feira, 15, com Araguatins e outros 11 municípios da região durante evento na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes em Araguatins. Frota falou ainda sobre a eleição do Comitê Gestor do Plano Tocantins sem Miséria e das principais ações da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (SETAS), disponíveis aos municípios.
Segundo Valter Frota, nos encontros é possível, explicar as principais mudanças na política de assistência social nos últimos anos e envolver os agentes políticos na efetivação do Plano que visa enfrentar a pobreza no Estado. “A Secretaria não trabalha mais executando serviços ou ofertando donativos, seu papel é elaborar políticas públicas e orientar os municípios no atendimento a população. Nossa intenção com as audiência e mostrar o papel de cada esfera de governo”, explica Frota. O diretor acredita ser fundamental a orientação dos vereadores e gestores municipais para que as parcerias entre governo federal, estadual e municipal sejam possíveis e eficientes.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rômulo Ferreira, aprovou a iniciativa. “O vereador é o político que fica mais próximo do povo, principalmente dos mais carentes por isso acho fundamental iniciativas como essas que nos mostram os programas disponíveis a essa população”, afirmou. O presidente reafirmou, ainda, o compromisso dos vereadores de Araguatins em cobrar a efetivação das ações no município.





