Mais uma vez o jornal Folha do Bico saiu na frente e antecipou a eleição do empresário araguatinense, conselheiro Vagner Praxedes, como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para o biênio 2013/2014. Junto com ele foi escolhida a conselheira Leide Maria Dias Mota Amaral, para vice-presidente da Corte de Contas; e o conselheiro Herbert Carvalho de Almeida, para corregedor.
A definição foi uma orientação direta do governador Siqueira Campos aos conselheiros que acataram a orientação.
Antes do processo eleitoral no TCE, o governador discutiu questões de ordem política com Vagner, principalmente a possibilidade do conselheiro deixar o cargo em 2014 para compor a chapa de senador como primeiro suplente, sonho antigo de Praxedes. Quanto a esta possibilidade a real definição só acontecerá no ano da eleição. Enquanto isso, Siqueira orientou Praxedes a continuar sua articulação em Araguatins, comandando as decisões políticas do Governo no município, fato que já acontece desde o inicio do mandato de Siqueira em 2011.
Perfil de Vagner Praxedes
O conselheiro José Wagner Praxedes, natural do município de Nazaré, Tocantins, é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Goiás. Pós-graduado em Língua Portuguesa, Contabilidade Pública e Administração Financeira. Antes de ingressar no Tribunal de Contas, foi funcionário da Nuclebrás, em Goiânia, e secretário municipal de Administração de Araguatins. Em fevereiro de 1989, foi nomeado como Auditor do Tribunal de Contas, sendo um dos primeiros servidores do TCE. No ano seguinte, assumiu a Secretaria de Governo do município de Palmas, retornando ao TCE em março de 1991. Com a aposentadoria compulsória do conselheiro José Ribamar Meneses, assumiu a vaga de conselheiro, a partir da lista tríplice indicada pela Auditoria. A posse ocorreu em 23 de janeiro de 1995 e, três dias mais tarde, já era alçado à condição de presidente do TCE/TO, cargo que desempenhou por dois mandatos seguidos, nos biênios 95/96 e 97/98.




