Os sete conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) elegerão nesta quarta-feira, 19, às 14h30, na última sessão do ano, o presidente, vice-presidente e corregedor para o biênio 2013-2014. Conforme a Lei Orgânica do TCE, as eleições devem ser realizadas a cada dois anos na última sessão de dezembro. Conforme a assessoria de comunicação do TCE, a votação ocorre no início da sessão, sendo que a posse ainda ao tem data definida.
O empresário araguatinense e pré-candidato a senador, conselheiro Vagner Praxedes, se articula de olho na vaga. Esta quarta-feira promete ser bastante agitada nos bastidores do TCE. Vagner já ocupou o posto de presidente. Uma conversa com o atual governador Siqueira Campos definirá a participação de Praxedes no pleito. A palavra do governador quanto a participação dele ou não na disputa pela presidência é o que valerá, pois o projeto de vaga no Senado Federal para coroar o final de carreira de Vagner na magistratura deverá ser um prêmio de Siqueira ao conselheiro e esse assunto também deve pesar na definição.
O atual presidente, Severiano Costandrade, não poderá concorrer para cargo de presidente, pois já foi reeleito. O mesmo ocorre ao corregedor Manoel Pires dos Santos, que já está no segundo mandato. Os dois poderão se candidatar para outros cargos. O atual vice-presidente, Herbert Carvalho de Almeida, está no primeiro mandato e poderá entrar na disputa pelo mesmo posto.




