Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Tratamento de resíduos será novidade na Praia da Ponta

Noticias Relacionadas

A instalação de Estações de Tratamento de Efluentes e o desenvolvimento econômico sustentável na Praia da Ponta em Araguatins são decisões importantes já tomadas pela Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR) em parceria com a Prefeitura Municipal. Os dois órgãos já estão em tratativas para a captação de recursos com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Companhia de Saneamento do Tocantins (SANEATINS) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), para que a ADTUR adquira os equipamentos para as estações e faça a doação ao município, através de Termo de Convênio, passando aos mesmos as responsabilidades pela guarda e manutenção do material.

Além da Praia da Ponta em Araguatins outras cinco praias nas cidades de Araguanã, Peixe, Caseara, Araguacema e Pedro Afonso receberam o projeto.

O servidor da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), André Souza, explicou que o Órgão tem a palavra final na regularização e fiscalização dominial dos recursos hídricos federais, estando as praias submetidas à sua liberação, item obrigatório para o funcionamento das estruturas.

A atuação da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins foi destacada pelo sub-comandante, Luiz Alberto da Silva, que trouxe ao conhecimento dos presentes o Plano de Ordenamento Costeiro, com legislação que regula procedimentos de segurança de transportes dos banhistas nos barcos e prática de esportes náuticos.

O apoio das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros é imprescindível na Temporada de Praias e ficou evidenciado nas sugestões que os órgãos trouxeram para acrescentar ao projeto, priorizando o policiamento preventivo e ostensivo e a logística médica (enfermeiros) para operações de primeiros socorros e salvamento.

Um dos parceiros constantes nas Temporadas de Praias, o SEBRAE adiantou a decisão de aportar recursos e consultorias, como disse Magvan Botelho. “Temos interesse em participar deste Projeto que prioriza a gestão e o empreendedorismo através da capacitação”.

Entre as próximas ações previstas para o Projeto, está a realização de um workshop em Araguatins para que se multipliquem as propostas junto às instituições de ensino, entidades e associações prestadoras de serviço turístico.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias