Agora foi a vez da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) se manifestar sobre a transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24Hs, de Araguatins para Augustinópolis. Na tarde desta quinta-feira, 23, a assessoria de comunicação do órgão, enviou nota se pronunciando sobre o assunto.
No documento, a SESAU afirma que não houve interferência do Governo Estadual e jogou a responsabilidade para o Ministério da Saúde (MS), que segundo a SESAU escolheu Augustinópolis baseado na Portaria nº 616, de 16 de abril de 2013.
Ainda segundo a nota a secretária estadual de Saúde, Vanda Paiva e a secretária municipal de Saúde de Araguatins, Maria de Fátima Matos, se reunirão semana que vem com o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, do Ministério da Saúde, durante o Encontro Norte/Nordeste de Secretários de Saúde, para solicitar a mudança da UPA para Araguatins.
Veja a íntegra da nota:
NOTA
A Secretaria Estadual de Saúde esclarece que não houve interferência da gestão estadual na seleção dos municípios contemplados com a implantação da Unidade de Pronto atendimento – UPA 24h. Todos os municípios selecionados atenderam a critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria nº 616, de 16 de abril de 2013, sendo o Governo do Estado apenas comunicado após a publicação da portaria.
Na próxima semana, durante o Encontro Norte/Nordeste de Secretários de Saúde, a Secretária Estadual de Saúde, Vanda Paiva, irá se reunir com o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, do Ministério da Saúde, juntamente com a secretária municipal de saúde de Araguatins, Maria de Fátima Matos, para discutir a implantação da UPA no município.
Palmas, 23 de maio de 2013
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
Palmas/Tocantins




