Teve início nesta segunda-feira, 21, a capacitação com 17 técnicos em Agropecuária que vão atuar no Programa Travessia Bico do Papagaio. A capacitação acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus de Araguatins.
O programa Travessia Bico do Papagaio é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O Programa visa oferecer consultoria técnica a quatro mil pequenos produtores rurais nas cadeias produtivas do mel, fruta, leite e peixe.
Durante o treinamento, os instrutores do SENAR oferecem aos participantes métodos em formação e capacitação, divididos em quatro módulos, abordando assuntos de Gerenciamento de Propriedade; Implantação de Novas Tecnologias; Software e Metodologia, em um total de 208 horas de palestras. A capacitação faz parte da terceira fase do processo seletivo Travessia Bico do Papagaio.
Para Ruy Borges, instrutor do módulo de fruticultura, a região do Bico do Papagaio tem capacidade de produzir diversas espécies de frutas. “Esta consultoria proporcionada pelo SENAR, vai orientar aos produtores rurais no aproveitamento melhor do solo de sua propriedade rural e de suas produções nas cadeias em ascensão, a exemplo da fruticultura’, destacou o instrutor.
A Técnica em Agropecuária, Marcia Alves Varanda, aluna da capacitação, atua na área da agricultura familiar na região e afirma que “os produtores rurais buscam melhorias para o desenvolvimento eficaz das produções desenvolvidas em suas propriedades, porém, muitos não sabem como desenvolver estas atividades de forma correta. O Programa Travessia Bico é uma grande oportunidade de suprir a carência de informação destes produtores”, garantiu a produtora.
Através da capacitação, os técnicos em Agropecuária estarão aptos a levar consultoria técnicas às propriedades rurais, proporcionando aumento na produção e desenvolvimento socioeconômico aos produtores rurais desta região. (ASCOM SENAR)




