Foi aberto na noite desta quarta-feira, 21, o Seminário de Biotecnologia, Nanotecnologia e Bionanoinformação do Campus Araguatins do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO).
Durante a abertura do Seminário, o diretor do Campus Araguatins, professor Décio dos Reis, ressaltou a importância do evento. “Quero enfatizar, principalmente aos nossos estudantes, a importância de aproveitar, não apenas esta, mas toda oportunidade para expandir seus conhecimentos. Vocês terão aqui a chance de ouvir, em palestras e minicursos, pesquisadores renomados da área da Biotecnologia e isto com certeza será um diferencial para a futura vida profissional de vocês”, frisou o diretor.
O professor Anésio Mendes, um dos idealizadores do Seminário, também enfatizou a contribuição do evento na formação dos estudantes. “Por meio deste Seminário vocês poderão ver que com empenho vocês podem chegar longe através do conhecimento. A ciência é complexa, mas é possível chegar lá”, destacou o professor.
Conferência de abertura
A conferência “Nanotecnologia nas Ciências Biológicas e da Saúde”, ministrada pelo professor doutor em Farmacologia pela Universidade de Navarra (Espanha), abriu os trabalhos do Seminário. Durante sua explanação o professor abordou o desenvolvimento da nanotecnologia no mundo e sua contribuição para áreas da saúde.
“Nós, que somos pesquisadores, temos a responsabilidade social de fazer com que a ciência possa fazer bem às pessoas”, enfatizou o professor, que durante a conferência falou dos avanços na utilização da nanotecnologia no desenvolvimento de medicamentos voltados ao combate a diversas doenças, entre elas o câncer e a leishmaniose.
Seminário
O Seminário de Biotecnologia, Nanotecnologia e Bionanoinformação Aplicada segue até a próxima sexta-feira, 23. Na programação palestras e minicursos sobre a Biotecnologia. Entre os palestrantes estão o professor doutor Paulo Henrique Aragão Catunda (UEMA); a professora mestre Elaine Cristina da (UFRN); o professor mestrando Éverton do Nascimento Alencar (UFRN) e o professor PHD José Heriberto Oliveira do Nascimento (UFRN). (ASCOM IFTO)




