
Moradores da região dos PA’s Dona Eunice, Marcos Freire, Vila Planalto e distrito de Vila Falcão, se uniram para tomar medidas paliativas para melhorar as condições do acesso alternativo à rodovia TO-010, enquanto o Governo do Estado, ainda estende o feriado de Carnaval que para eles ainda não terminou.
Com trânsito restrito e precário a cerca de 14 dias, o problema se agravou no último domingo, 26, quando as fortes chuvas acabaram rompendo por completo um trecho da TO-010, 2 km após o distrito de Natal, município de Araguatins, sentido povoado Trecho Seco, município de São Bento do Tocantins. Mesmo sendo uma estrada de terra, o local possui um considerável movimento de veículos, por ser uma região bastante habitada.
Alunos estão perdendo aulas, produtores impossibilitados de escoar a produção e o trânsito de maneira geral prejudicado.
Inconformados com a inércia do Governo do Estado, responsável pela estrada e que até agora não tomou nenhum tipo de providência, os moradores da região se uniram para realizarem um trabalho de melhoras na estrada vicinal que tem sido utilizada como alternativa de desvio à cratera que se abriu na TO-010.
Como a vicinal é estreita e não possui estrutura para suportar um tráfego acentuado, os moradores passaram o feriado trabalhando para reforçar os trechos mais frágeis, usando pedras. Todo o trabalho está sendo feito praticamente de maneira artesanal, já que nenhuma máquina foi disponibilizada para auxiliar o grupo. Exceto um caminhão que auxilia no transporte das pedras.
A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) disse a imprensa que tem conhecimento do problema e afirmou que a empresa contratada para manutenção da TO-010, já está ciente do problema e deslocando maquinário para o local. Mas apesar da afirmativa, a empresa nunca iniciou qualquer tipo de serviço no local.






