Com a implementação das políticas públicas dos governos federal e estadual e com o compromisso, dedicação profissionalismo dos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – Ruraltins, a realidade de milhares de famílias rurais foi transformada. Com uma assistência de qualidade foi possível levar o desenvolvimento social, produtivo e econômico aos vinte e cinco municípios do território da cidadania, região do Bico do Papagaio. Os resultados das ações puderam ser conferidos por cerca de cem pessoas entre técnicos e convidados, em um encontro realizado nesta terça-feira, 15, no auditório do Sebrae em Araguatins.
Profissionalização dos agricultores, inserção da mulher e do jovem no processo produtivo, aumento da produção e produtividades, equilíbrio ambiental, diversificação da produção, organização social e geração de empregos e renda no meio rural, por meio do acesso às linhas de crédito do Pronaf, estão entre as ações de resultados na região. Só em 2009 as ações beneficiaram mais de 4 mil agricultores.
De acordo com o supervisor regional do Ruraltins Felismino Coelho, o trabalho é árduo, porém gratificante, pois é possível perceber a mudança na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas. “Não consigo entender o desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade de uma comunidade rural sem a participação dos extensionistas nesse processo”, diz Coelho, enfatizando que só em 2009 mais de R$ 78 milhões foram disponibilizados aos agricultores, especialmente aos que acessaram as linhas de crédito do Pronaf e os beneficiários do Programa Compra Direta Local.
Durante o encontro o supervisor regional apresentou as metas para 2010. Todo o planejamentoa das metas foi feito com a participação dos extensionista e agricultores, observando as potencialidade de cada município.
A região de Araguatins conta com 14 Unidades Locais de Execução de Serviços do Ruraltins, com abrangência a outros 11 municípios. (Iranilde Gonçalves)
Parabenizo o excelente trabalho que a equipe do Ruraltins vem realizando junto a população tocantinense.
Sinto-me honrado em fazer parte dessa família.
Aproveito o ensejo e deixo essa reflexão para que possamos ultilizá-la a cada momento de trabalho:
“a mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas”. Michel de Montaigne.
NAO TAO FAZENDO NADA ALEM DA OBRIGACAO