Um grupo de produtores de abacaxi do P.A Petrônio, em Araguatins, está conquistando o mercado em outros estados. Juntos desde de o ano de 2000 e com apoio da Prefeitura Municipal, Ruraltins, Incra e IFTO. O grupo que iniciou com 10 produtores, atualmente conta apenas com 4, mas a produção só tem aumentado.
Na semana passada, dois carregamentos com cerca de 23 mil frutos, deixaram o município de Araguatins com destino a Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros (Ceasa), do Rio de Janeiro e também para a cidade de Cascavel, no Paraná.
A lavoura é comandada pelos produtores Antônio Carlos, Lourivaldo, Adão Brito e Leôncio Fernandes, que trabalham em sociedade.
Os produtores informaram que só este ano, está previsto o envio de mais carregamentos de abacaxi no meses de junho, julho, agosto e setembro e que só não são comercializados mais produtos, devido o número de produtores e o tamanho das lavouras não serem maiores. Eles disseram ainda que este ano, Araguatins deve produzir cerca de 1 milhão de frutos, todos com mercado garantido.
Apenas do P.A. Petrônio a expectativa é que em 2017, mais de 100 mil frutos sejam produzidos e comercializados.





