
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou ao município de Araguatins, no Bico do Papagaio, por volta das 10h40 desta sexta-feira, 27, em um helicóptero que pousou no gramado do estádio Mirandão. A aeronave partiu de Imperatriz (MA), após o avião presidencial aterrissar no aeroporto Renato Moreira. Lula foi recebido por uma comitiva de autoridades que incluiu o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), deputados federais, senadores e lideranças locais.
Após o desembarque, o presidente seguiu para o Cais do Porto, na Avenida Pedro Ludovico, onde está sendo realizada a cerimônia oficial que marca a assinatura de um importante Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os governos Federal e Estadual. O evento mobilizou milhares de pessoas e representantes de movimentos sociais, com os quais Lula interagiu antes de subir ao palanque montado na orla do Rio Araguaia.
O ACT n° 14/2025, celebrado entre o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), tem como foco a governança fundiária das terras da União no estado. A execução será conduzida por diversos órgãos federais, como a Secretaria de Governança Fundiária, o Incra, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO).

Durante o evento, o Governo Federal realiza a entrega de títulos de regularização fundiária por meio dos programas Imóvel da Gente e Terra da Gente. Pelo MGI, foram anunciadas doações de terrenos para instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO), além de prefeituras de Guaraí, Porto Nacional, Gurupi, São Bento do Tocantins e à Secretaria Nacional de Aquicultura.
Já o MDA promove a entrega de 169 títulos de regularização fundiária para agricultores de 24 municípios tocantinenses, abrangendo uma área total de 13.422 hectares. Também serão entregues 17 títulos de propriedade a assentados do Projeto São João II, contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para 18 famílias e créditos de instalação na modalidade Fomento Mulher, destinados a estimular a autonomia produtiva de mulheres rurais.




