
A festa já começou na Praia da Ponta em Araguatins. Os turistas ocupam as areias no meio do Rio Araguaia para aproveitar o sol e o frescor das águas e movimentam a cidade. A temporada deste ano traz várias surpresas e promete muito conforto e segurança aos banhistas por meio de parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR).

A projeção da Prefeitura de Araguatins é que esta seja a melhor temporada de praia do município. Para isso, segundo informou a Prefeitura foram investidos cerca de R$ 800 mil na infraestrutura, que está sendo montada na medida em que o nível do Rio Araguaia vai baixando. Muitos turistas estão na cidade, que por ser localizada no Extremo Norte do Estado, atrai muitos visitantes de Marabá e Parauapebas, no Pará, Imperatriz, no Maranhão, além dos moradores das pequenas cidades do Bico do Papagaio.
“Tem muitos turistas e isso dá um impulso enorme na cidade. O comércio, os hotéis, os restaurantes e os barqueiros já estão lucrando com essa temporada”, pontuou o prefeito Lindomar Madalena, acrescentando que “a movimentação de turistas chega a 10 mil pessoas por final de semana.”

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguatins (ACIAT), João Rodrigues de Queiroz Júnior, fala da importância deste período para a economia local. “O comércio está vendendo bem, está em torno de 15 a 20% de incremento das vendas. O setor de vestuário, rede hotelaria e os barraqueiros estão entre os que são mais movimentados, então, a cidade sai ganhando”, comentou.
Movimentação no comércio
Funcionária do ramo de hotelaria, Ana Cleide Alves da Silva, relata que todos os quartos da pousada onde trabalha estão ocupados devido a presença expressiva de turistas que vêm aproveitar a temporada de praia, realizada este ano com o apoio do governo do Estado. “Como o período coincide com as férias escolares, muitas famílias aproveitam para viajar, então isso contribui com o aumento da procura por vagas para se hospedar”, relatou.

Já, Juscelene Barbosa dos Santos, que trabalha em uma barraca montada na Praia da Ponta, comenta que a expectativa é que o rendimento, que tem girado em torno de R$ 2 mil por final de semana, aumente ainda mais quando a montagem da estrutura estiver totalmente completa. “Ainda estão faltando algumas coisas, mas o número de turistas está bom”, avaliou.
Novidades
A secretária de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiana Maria de Morais Miguel, destacou algumas novidades que são parte da temporada deste ano. Entre elas, uma brinquedoteca, biblioteca e internet com rede wirelles – serviços disponíveis para os turistas.

Além do apoio em termos de segurança com o aumento do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com a presença de cinco guarda-vidas na praia. “Uma das ações é a orientação do Conselho Tutelar em relação ao consumo de bebidas e outras drogas, e a prevenção ao abuso de crianças e adolescentes”, explicou a secretária.

A Prefeitura está montando a infraestrutura na medida em que as águas do Araguaia baixam. Mas a programação segue normalmente e os shows estão acontecendo na Praça das Bandeiras. E quem quiser aproveitar a praia, ainda há tempo, pois a temporada está só começando. (Alessandra Brito/Fotos: Luciano Ribeiro)




