Araguatins, no Bico do Papagaio, será palco de uma paralisação da Avenida Castelo Branco, no trecho de acesso ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), nesta quinta-feira, 28, às 7h30. A mobilização é promovida pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE).
O motivo da paralisação é a demora na recuperação da avenida, que é a principal via de acesso ao IFTO e ao bairro Santa Tereza. Há mais de 3 anos, a obra foi prometida pelo senador Eduardo Gomes (PL), sendo que em duas oportunidades, a ordem de serviço para início da obra foi assinada, mas nunca saiu do papel.
O trecho da avenida está em estado precário e coloca em risco a vida de trabalhadores, estudantes e moradores que usam diariamente a via. Os buracos e a falta de sinalização são constantes, o que aumenta o risco de acidentes.
Populares disseram que a paralisação é uma medida extrema, mas necessária para chamar a atenção das autoridades para o problema. A população pede que o governo do federal e o senador Eduardo Gomes cumpram a promessa de recuperar a avenida.
O protesto contará com a participação de servidores do IFTO, trabalhadores e moradores da região.