Redução de erros de escrituração, agilidade no faturamento e maior precisão. Essas são algumas vantagens da Nota Fiscal Eletrônica apresentada, na quarta-feira, 15, para contadores e prestadores de serviços, no auditório da Câmara Municipal. A medida visa padronizar as obrigações tributárias e modernizar a administração municipal a partir de ferramentas seguras e eficientes de trabalho.
No evento o prefeito, Cláudio Santana (PMDB), enfatizou sobre as vantagens do novo sistema de emissão de notas fiscais pelo meio eletrônico.
O Sistema de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos em Ambiente Web, denominado de WebISS, está sendo apresentado em treinamentos diários até quarta-feira, 22, para prestadores de serviço, contadores e servidores públicos municipais, por meio de treinamento, sempre às 13h30, no auditório da Câmara Municipal. Durante os treinamentos, com carga horária de 2h, são abordadas questões sobre a emissão de nota e a declaração resumida de notas fiscais recebidas de notas fiscais de fora, com exemplos práticos. Ao final da apresentação, o público presente interagiu apresentando suas dúvidas.
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento eletrônico que substitui a NFS impressa, que servirá para registrar as operações de prestação de serviços sujeitos ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Será gerada e armazenada eletronicamente através de solução disponibilizada pela Prefeitura. A emissão da Nota Fiscal Eletrônica é de inteira responsabilidade do prestador do serviço que deverá documentar as suas operações via processamento controlado pelo órgão responsável. Por outro lado, o tomador do serviço terá a obrigação de lançar no sistema os serviços tomados, a fim de declarar o ISSQN devido.




