Com o tema “Perspectivas sobre o tratamento do lixo no município de Araguatins: coleta seletiva e educação ambiental” foi realizada na terça-feira, 14, uma mesa redonda no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO).
Estiveram presentes os secretários municipais do Meio Ambiente, Pedro Gomes, da Agricultura, Jair Acácio e a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leidiane Mota. Durante a mesa redonda as autoridades falaram sobre a atual situação da coleta e o tratamento do lixo no município de Araguatins. Também foram apresentadas informações sobre o Código de Postura Municipal.
Na ocasião a professora especialista do Campus Araguatins, Juliana Barros, tratou sobre as dificuldades da educação ambiental em uma sociedade que privilegia o consumo e o professor Tiago Loyola, mestrando em Ciências do Ambiente na UFT, abordou historicamente a importância que os aterros sanitários possuem na atualidade.
Ainda durante o encontro, o professor Wanderson Lamuounier, que representou a Direção Geral do Campus, expôs as fases da coleta seletiva e a sua separação, já no aterro, a partir do exemplo de um município em Minas Gerais. A fala do professor foi seguida pelo debate, que envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Organização
O evento foi organizado pela professora Eliana Barretto, doutora em Sociologia, professora Juliana Barros, especialista em Manejo Ambiental e Sistemas Agrícolas, e contou com a participação dos discentes do curso Licenciatura em Ciências Biológicas. (Elaine Vieira)




