O suplente de vereador araguatinense Jairo Ribeiro(DEM) embarca nesta terça-feira, 1º, para Brasília acompanhado de outros 40 suplentes de vereadores do Tocantins. A viagem será para acompanhar de perto a provável votação que definirá o aumentos do numero de vereadores em todo o Brasil.
O Estado do Tocantins é o que terá menor aumento no número de vereadores se a PEC for aprovada: 3,7%. Segundo o Transparência Brasil, a Câmara de Palmas, custa R$ 83,10 para cada morador por ano. A mais barata é a de Belém, onde cada parlamentar custa R$ 21,09 por morador anualmente.
No Bico do Papagaio apenas Araguatins e Tocantinópolis passarão a contar com um numero maior de parlamentares, passando de 9 para 11 legisladores.
O projeto que pode ser votado eleva a quantidade de vereadores dos atuais 51.748 para até 59.791, ou seja, 8.043 vagas em todo Brasil. A PEC ainda precisa ser votada pelo plenário da Câmara em dois turnos.
Com a mudança, as Câmaras Municipais continuariam a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem aumento nos gastos mesmo com a criação dos novos cargos.
Se as PECs aprovadas pela comissão especial também forem aprovadas pelo plenário da Câmara sem modificações, o texto não precisará voltar ao Senado e seguirá para promulgação das Mesas Diretoras das duas Casas.
Jairo falou que se sente preparado para assumir a função de vereador e priorizará educação e juventude em sua atuação na Câmara.




