Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: IFTO recebe universitários da Costa Rica

Noticias Relacionadas

Uma rica troca de experiências e de conhecimentos. É esta a proposta para os três estudantes da Costa Rica, que escolheram o Campus Araguatins do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO) para realizar o programa de estágio do Curso de Agronomia e Recursos Naturais que cursam na Universidad EARTH.

Os estudantes Rafael dos Santos Silva, egresso do curso técnico em Agropecuária do Campus Araguatins, Eduardo Luiz Cerdas Solís e Lissien Melissa Rios Aguiriano concentram os estudos na área de conservação e nutrição de solos e iniciaram o estágio no Campus Araguatins no mês de setembro.

Os estudantes realizam análises físicas e químicas do solo e irão observar durante experimentos a capacidade de aporte de nitrogênio ao solo na cultura de leguminosas. Quatro tratamentos serão realizados pelos estudantes.

Segundo Lissien a experiência no Brasil e no Campus Araguatins ajuda em seu crescimento profissional e pessoal. “Esta experiência tem sido muito rica, pois estamos aprendendo uma nova cultura, conhecendo pessoas e um novo ambiente. Estou impressionada e destaco a importância das discussões em torno do enfoque econômico na agricultura”, ressaltou a estudante destacando a área do agronegócio.

De acordo com o estudante Eduardo Solís o estágio tem permitido uma nova visão profissional. “Aqui estamos aprendendo que mesmo com pouca tecnologia é possível se fazer um bom trabalho. Isto abre a mentalidade para a importância da criatividade e da imaginação. Para ser um profissional eficiente não é preciso ter muitas tecnologias”, enfatizou o estudante.

Ao avaliar a experiência o estudante Rafael dos Santos, que se formou no Campus Araguatins em 2009, se disse muito feliz em retornar. “Sinto-me privilegiado em estar aqui de volta e poder contribuir com este campus pelo qual tenho muito carinho. Aqui temos colocado em prática nossos conhecimentos e temos também tido a oportunidade de auxiliar com o trabalho comunitário, que realizamos em torno da sustentabilidade”, lembra Rafael destacando o trabalho dos três estudantes junto às alunas do Programa Mulheres Mil, por meio do qual eles ministram aulas de consciência ambiental e implementação da reciclagem.

O estágio dos estudantes vai até o mês de novembro e os resultados dos estudos feitos por eles no Campus Araguatins devem basear palestras e discussões na “Universidad EARTH”. “Vamos compartilhar nossas experiências com todos os nossos colegas por meio de palestras, apontando os resultados e vantagens e desvantagens, para quem sabe outros estudantes de nossa universidade também virem realizar o estágio aqui”, concluiu a estudante Lissien Melissa. (Eliane Vieira)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias