
Nesta terça-feira, 25, o Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) comemorou seus 37 anos de história com uma programação especial realizada no auditório Pioneiros. O evento, marcado por apresentações culturais, quiz sobre a trajetória do campus, exibição de vídeos e diversas atividades, foi um sucesso e reuniu a comunidade acadêmica em um clima de festa e reflexão.
A celebração contou com a presença de figuras marcantes na história da instituição, como o ex-prefeito de Araguatins, José Guilherme, responsável por articular a instalação da antiga Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (EAFA), fundada em 25 de março de 1988, e que hoje integra o IFTO. Também esteve presente Irenildes Madalena, secretária de Educação à época, destacando a importância do legado educacional na região.
O atual deputado estadual e ex-aluno da instituição, Wiston Gomes (PSD), também prestigiou o evento.
Criado pelo Decreto nº 91.673, de 20 de setembro de 1985, o Campus Araguatins consolidou-se como um marco na educação profissional e tecnológica. Em 2008, com a Lei nº 11.892, a EAFA foi incorporada ao IFTO, ampliando sua missão de formar gerações e impulsionar o desenvolvimento local. Hoje, a instituição celebra não apenas seu passado, mas também seu compromisso com o futuro, com novos cursos, projetos e perspectivas que continuam a florescer.
Entre os presentes, o sentimento predominante foi de gratidão pelos desafios superados e orgulho pelas conquistas alcançadas ao longo de quase quatro décadas. O evento reafirmou o papel do Campus Araguatins como um pilar de educação e transformação na região.