
Esta segunda-feira, 25, completa exatos 1 ano e 8 meses ou 605 dias, que em 2 de julho de 2011, o governador Siqueira Campos, desembarcava em Araguatins, sete meses após reassumir pela quarta vez o Governo do Estado, para assinar a Ordem de Serviço e garantir a comunidade araguatinense o inicio das obras de construção do Hospital Regional de Araguatins.
Clique aqui e ouça a fala de Siqueira sobre o hospital
Acompanhado do secretário estadual de Saúde da época, Arnaldo Nunes, de diversos parlamentares e outros secretários de Estado, o governador ainda garantiu a população que o hospital estaria funcionando até o final daquele ano. Achando pouco e brincando com a boa fé dos araguatinenses o governador ainda afirmou que junto ao hospital construiria uma Escola Técnica de Enfermagem.

Siqueira Campos prometeu que o fantasioso hospital seria construído numa área de 50 mil metros quadrados, inicialmente teria 100 leitos e serviço de atendimento de emergências. Segundo o governador, quando o hospital estivesse totalmente instalado e em pleno funcionamento, teria capacidade para atender até 30 mil pessoas por mês.
Pois bem, 1 ano e 8 meses depois, nossa equipe de reportagem voltou ao local da prometida obra para verificar como anda a construção do sonhado hospital que teve a Ordem de Serviço assinada pelo governador e secretário de Saúde. A constatação é absurda. No local não existe um só tijolo ou qualquer quantidade de material colocado para a obra. A única coisa que restou foi mato, lixo e sujeira.

O terreno doado por empresários da cidade encontra-se em situação precária, sujo e sem condições normais de acesso, como ruas intrafegáveis levadas pelas chuvas destes quase 2 anos. Nossa equipe teve dificuldades para chegar ao local.

A prometida Escola Técnica de Enfermagem também não passou de promessas feitas de forma vã e descomprometida pelo governador. Nossa equipe também não encontrou nenhum sinal de construção da escola.

Agora no final de 2012 o governador, Siqueira Campos, mudou de estratégia e anunciou transferir provisoriamente o atendimento do Hospital Regional de Augustinópolis para Araguatins. Para segundo ele reformar a unidade de saúde em Augustinópolis e tentar acalmar a população de Araguatins, que cobra a promessa não cumprida. Siqueira Campos determinou que os Hospitais, Municipal e Nossa Senhora Aparecida, passem a fazer, parte do atendimento realizado no Hospital Regional de Augustinópolis, dividindo durante este ano de 2013 o atendimento e contemplando paliativamente o atendimento em Araguatins.




