Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Em entrevista, diretora da FAIARA esclarece polêmicas e aponta futuro da instituição

Noticias Relacionadas

A atual diretora da Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA), professora Maria do Socorro Sobreira, concedeu entrevista ao site Folha do Bico para falar sobre a nova fase vivida pela instituição. Durante a conversa, Socorro Sobreira esclareceu pontos como a entrega de diplomas à alunos que já concluíram graduação, construção de uma sede própria e estratégia para melhora do ensino oferecido. Confira a integra da entrevista:

FOLHA DO BICO – Como será o novo momento vivido pela FAIARA?

Socorro Bobreira – É um momento de reestruturação da instituição e na retomada das atividades, a FAIARA priorizou a conclusão dos acadêmicos do 8º período como forma de possibilitar sua inserção no mercado de trabalho no início de 2012, bem como participar de concursos que estão sendo lançados respeitando e atendendo as perspectivas dos acadêmicos que se programaram para isso. A partir de fevereiro, retomaremos a rotina das demais turmas, mantendo a qualidade e valorizando o profissional com a melhoria no valor pago da hora-aula e melhores condições de trabalho.

Já lançamos o edital do vestibular 2012/1 para os cursos de Administração, Letras e Pedagogia e o edital de seletivo para o curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, mantendo a qualidade e valorizando o profissional com a melhoria no valor pago da hora-aula e melhores condições de trabalho.

FOLHA DO BICO – Quais as questões pendentes existentes na instituição hoje?

Socorro Sobreira – Algumas pendências já foram resolvidas, como as referentes à Receita Federal, hoje a FEBIP/FAIARA já tem posse de todas as certidões positivas com efeitos de negativa de débitos, o que nos habilita a participar de qualquer certame. As pendências referentes à organização e entrega de documentos, estão em processo de regularização. As dívidas com professores, prestadores de serviços e funcionários, foram parceladas e já efetuamos o pagamento de duas parcelas, além do pagamento rigorosamente em dias dos salários.                                                                                                    

Quanto às questões junto ao Ministério da Educação (MEC), a instituição, no último dia 14 de dezembro, em atendimento ao item 1.5 do Edital SERES/MEC nº 01/2011, inseriu os documentos que comprovam a validade e a regularidade dos atos autorizativos estaduais da Instituição (atos de Credenciamento e Recredenciamento) e de seus respectivos cursos (atos de Autorização e Reconhecimento) no e-MEC – sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil. 

FOLHA DO BICO – Como será feito a organização e entrega de diplomas à acadêmicos que já concluíram o curso e ainda não receberam a documentação?

Socorro Sobreira – A FAIARA, devido às pendências que tinha, não podia emitir os diplomas, agora já com toda a documentação necessária, já estamos organizando a documentação acadêmica, como esse processo tem prazos já definidos pela legislação, para trâmites, não podemos entregá-los ainda esse ano, mas ainda no primeiro semestre de 2012, já teremos todos entregues.

FOLHA DO BICO – O que os estudantes podem esperar de melhorias daqui por diante?

Socorro SobreiraA FAIARA atenderá as exigências do MEC, contratando professores Especialistas, Mestres e Doutores de acordo com a necessidade de cada curso. Pretende-se ainda, promover eventos de caráter científico estimulando a pesquisa e possibilitando a divulgação de trabalhos de relevância social. 

FOLHA DO BICO – Existe algum projeto de implementação para estrutura física da faculdade?

Socorro Sobreira – A FEBIP, já possui um terreno, então, ao invés de investirmos em adequação de uma estrutura alugada, será lançada a pedra fundamental da construção do prédio da FAIARA, o que garantirá a expansão da instituição, tanto no aspecto físico quanto na oferta de novos cursos.vamos iniciar as obras de nossa sede própria no segundo semestre 2012.

FOLHA DO BICO – Novos cursos poderão ser oferecidos no futuro?

Socorro Sobreira – Com certeza, já temos a equipe pedagógica trabalhando nos projetos para a proposição de novos cursos.

FOLHA DO BICO – Apesar de ter enfrentado problemas, as avaliações submetidas pelo MEC posicionaram a FAIARA em um nível igual a de faculdades como FACIMP, UNISULMA e ITPAC, isso se deve a que?

Socorro Sobreira – Na verdade encaramos o resultado do ENADE 2008 como algo positivo, pois insere a instituição do rol de faculdades do Estado do Tocantins e permite uma análise crítica do desempenho dos acadêmicos e, consequentemente, da instituição em geral. É a partir desse resultado e das diretrizes do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que temos definir estratégias para a melhoria desse resultado no próximo ENADE.

FOLHA DO BICO – Qual estratégia será adotada para melhorar o desempenho as avaliações do MEC?

Socorro SobreiraOtimização dos serviços prestados, através de regularização  de todas as pendências e cumprimento de todas as recomendações feitas anteriormente pelo CEE, sistematização e ordenamento dos departamentos institucionais e implantação do Sistema Interno de Avaliação Permanente.

FOLHA DO BICO – Quais a vantagem que a senhora apresentaria para um estudante optar por estudar na FAIARA?

Socorro SobreiraEstudar em uma Faculdade totalmente legalizada e que compõe a esfera federal de educação superior, que trabalha em busca da excelência e não permite menos de seus acadêmicos, o que consequentemente contribui efetivamente tanto para a formação de profissionais melhor qualificados ,como de cidadãos competentes no exercício da cidadania e gerenciamento de suas vidas.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias