A Rede Municipal de Ensino de Araguatins alcançou um marco significativo ao superar as metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023. Seguindo a tendência positiva do estado do Tocantins, as escolas municipais de Araguatins não só atingiram as notas esperadas, como também as ultrapassaram, evidenciando um crescimento na qualidade do ensino.
De acordo com os dados divulgados esat semana pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), várias escolas da cidade apresentaram desempenhos superiores às expectativas. A Escola Municipal São Vicente, que tinha como meta alcançar a nota 4,7, obteve a pontuação 5,7, um aumento expressivo que reflete o empenho da comunidade escolar. Da mesma forma, a Escola de Tempo Integral (ETI) Nair Duarte, com uma meta de 4,9, também alcançou a nota 5,7.
Outras instituições, como a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes, a Escola Municipal José Aureliano José Ferreira, a Escola Municipal Vereador Guilherme Parente e a Escola Municipal Professora Djanira Rodrigues, também se destacaram, contribuindo para a elevação dos índices de qualidade da educação em Araguatins.
A secretária de Educação, Ulissevânia Sales, celebrou os resultados, afirmando que eles refletem o esforço conjunto de servidores e famílias dos estudantes. “Para atingir índices elevados na escala do IDEB, é preciso aumentar o número de estudantes aprovados e com boas notas. Isso nós conseguimos graças ao esforço de todos os servidores da Rede e apoio das famílias dos estudantes. A meta não para por aqui. O objetivo é continuar melhorando e fazer com que nossas escolas sempre superem os objetivos”, destacou.
Além do desempenho local, o estado do Tocantins também se sobressaiu nacionalmente, alcançando o 1º lugar nos anos finais do Ensino Fundamental e liderando a média de todas as etapas de ensino na Região Norte.