A secretária municipal de Saúde, Talita Raquel dos Santos Ferreira Paz, anunciou nesta quarta-feira, 23, que Araguatins foi contemplado com dois médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Talita garantiu que no primeiro dia de novembro, os profissionais já estarão na cidade.
Ainda nesta quarta-feira, uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) e do Ministério da Saúde, visitaram a sede da Secretaria Municipal de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para fiscalizarem e monitorarem os locais onde os novos médicos irão trabalhar. O grupo foi acompanhado da secretária Talita Raquel e da coordenadora da Atenção Básica, Raquel Chacon.
O coordenador da Organização Pan-Americana da Saúde, Rubens, disse estar satisfeito com a organização das UBS e parabenizou a secretária de Saúde pelo bom trabalho. Rubens comentou ainda que os novos profissionais irão contribuir para melhor atender à população, pois o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimento em infra-estrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar profissionais para regiões onde há escassez e ausência de médicos.
Talita Raquel afirmou durante entrevista, que o prefeito Lindomar tem priorizado a Saúde, por ter se tornado o principal problema de Araguatins. “Estamos trabalhando, melhorias significativas já estão aparecendo e principalmente o apoio dos funcionários da Saúde tem sido fundamental. O prefeito já realizou a reforma total do Centro de Saúde Dr. Wanderley Fernandes Dantas, reforma do Hospital Municipal de Araguatins (HMA), já conseguiu recursos para ampliação com 28 novos leitos no HMA que será entregue ainda no primeiro semestre do ano que vem, vamos reativar o equipamento de Raio-X nos próximos dias, enfim, são muitas coisas em apenas 10 meses. Vamos seguir trabalhando para fazer um revolução na Saúde de Araguatins”, finalizou a secretária.





