A promessa da secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva e do secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, de tratar pessoalmente com o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, do Ministério da Saúde (MS), sobre a transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24Hs para Araguatins não se concretizou.
Por meio de nota enviada em 23 de maio, a secretária Vanda Paiva, garantiu que trataria do assunto no Encontro Norte/Nordeste de Secretários de Saúde.
Fizemos contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) nesta terça-feira, 11, para saber o desenrolar e as ações sobre a reunião. A SESAU informou que o órgão apenas enviou ofício ao MS solicitando a implantação de uma UPA em Araguatins e aguarda resposta do ministério.
Técnicos da SESAU consultados pelo webjornal Folha do Bico, afirmaram que após a definição da implantação das UPA’s em Augustinópolis e Tocantinópolis, obedecendo todos os critérios como foi feito, dificilmente o Governo do Estado conseguiria reverter a situação neste momento. “Se o Governo realmente tivesse a intenção de destinar a UPA para Araguatins, o momento de solicitação não seria este, mas sim, quando foi consultado sobre o assunto, ainda no inicio dos procedimentos”, comentou um técnico de projetos da SESAU que completou, “Dessa vez Araguatins realmente já perdeu a UPA, não há nada mais a ser feito nesse caso especifico. Agora no meu entender o Governo e a SESAU devem ficar atentos para nas próximas indicações escolherem Araguatins para contemplação”, finalizou.




