Iniciou-se nesta segunda-feira, 5, o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agricultura Familiar aos reeducandos da Cadeia Pública de Araguatins, esta realização é uma parceria da Secretaria de Cidadania e Justiça junto com o Instituto Federal de Araguatins (IFTO).
A implantação dos cursos FIC no Campus Araguatins surgiu da busca pela capacitação técnica-profissional das comunidades da região, das quais algumas dependem da assistência de órgãos de fomento agropecuário. Para melhoraria da qualidade de vida da comunidade da Cadeia Pública de Araguatins (CPA) e para fins da reabilitação dos detentos, o diretor da unidade prisional, o senhor Idélio Andrade Sousa, nos participou a preocupação na falta de preparo técnico do detentos para o exercício da cidadania, e de como o sistema educacional pode auxiliar nesse exercício.
Essa preocupação culminou na necessidade da construção deste projeto de Curso FIC em Agricultura Familiar, que possibilitará a articulação da educação técnica/profissional e o desenvolvimento local com a capacitação dos detentos e reestruturação do espaço prisional com a construção de hortas, jardins e plantação de árvores frutíferas.
O FIC terá duração de 160 horas, para suprir as necessidades demandadas. O curso de Agricultura Familiar será ministrado no período diurno, três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, com duração de aproximadamente três meses. O curso contará com a formação de quatro turmas no período de um ano e meio.





