O curso superior de Agronomia do Campus Araguatins, do Instituto Federal DE Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO), recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), conforme a portaria nº 44 de 22 de janeiro de 2015, depois de ter sido avaliado in loco, no mês de agosto de 2014 e recebido nota 4.
As notas vão de 1 a 5, sendo compostas a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), aliados a fatores internos, como o número de professores mestre e doutores, recursos didático-pedagógicos utilizados e as instalações físicas da instituição.
O curso de Agronomia foi criado em 2009, com o objetivo de formar profissionais que pudessem contribuir com o desenvolvimento sustentável da região do Bico do Papagaio, onde há um potencial econômico para a área agrária. Suas atividades tiveram início em 2010, e sua primeira turma deve formar-se em 2015.
Para o coordenador de ensino superior do campus Araguatins, Raimundo Laerton, o comprometimento da instituição com a comunidade, buscando a democratização das oportunidades educacionais, foi um dos fatores que contribuíram para a avaliação positiva dos cursos superiores do campus Araguatins. Impulsionou também essa avaliação a titulação do corpo docente, inserção de políticas institucionais voltadas para o ensino, pesquisa e extensão, como, por exemplo, o programa de iniciação científica, e relação entre teoria e prática nas metodologias empregadas no processo de ensino aprendizagem, por meio de aulas em laboratórios, no campo e visitas técnicas, e a melhoria na infraestrutura de laboratórios, salas de aula e biblioteca adequadas.
O professor declarou, ainda, que as modificações apontadas, durante a avaliação da comissão do MEC, como necessárias, têm sido discutidas e encaminhadas à Coordenação e Colegiado do curso. Já as demandas relacionadas à infraestrutura têm sido repassadas à equipe gestora para que as adequações necessárias sejam implementadas.
Para a estudante da primeira turma de Agronomia, Kamila Silva, que veio de Bom Jesus da Selva-MA, para estudar no Ccampus Araguatins, o reconhecimento do curso foi recebido com muita alegria pelos alunos, pois em virtude do curso ser recente, todos estavam na expectativa de sua avaliação. “Ajudamos a construir a história da Agronomia, por isso ficamos muito felizes com nota que recebemos”, comemorou a estudante.
Segundo o diretor-geral do campus Araguatins, Décio Dias dos Reis, o bom resultado alcançado na avaliação do MEC é consequência de um trabalho conjunto de servidores e alunos. De acordo com o diretor, aliado à expansão física que vem ocorrendo na instituição, será realizado um estudo de demanda junto à comunidade para subsidiar a implantação de um novo curso superior nos próximos anos.
O processo de avaliação dos cursos superiores de Ciências Biológicas e Computação do Campus Araguatins, ainda, encontra-se em andamento. No entanto, conforme resultado preliminar, ambos obtiveram nota para serem reconhecidos.




