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terça-feira, dezembro 16, 2025
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ARAGUATINS: Comunidade acadêmica da UNITINS discute plano de Desenvolvimento Institucional

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O Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participou, na semana passada, do Conexão PDI, evento realizado simultaneamente em todos os câmpus da instituição visando a elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para período de 2023/2027, coordenado pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (DDPI). Nem mesmo a chuva forte que antecedeu o início do evento desmotivou a participação da comunidade acadêmica. A programação reuniu um público generoso de docentes, discentes, técnicos da Unitins, como também contou com colaboradores e representantes da sociedade civil. 

A pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita dos Santos Czapski, que, na ocasião, representou o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, destacou que “além da conexão de coletividade, esse momento representa um exercício de democracia na universidade, pois a gestão do professor Augusto e da professora Darlene está comprometida em envolver a nossa comunidade de Araguatins para além dos muros da universidade, mas contando com a presença de representantes da sociedade, autoridades, juntamente com os nossos acadêmicos que compareceram em peso para discutir o rumo dos nossos próximos cinco anos, e, assim, contribuir com o desenvolvimento regional do Tocantins a partir do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, vivenciado com discussões coletivas das necessidades que vem da nossa comunidade e da sociedade araguatinense. E ver essa representatividade em massa é muito gratificante”.

Para o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes de Anchieta Mariano, “foi  um momento ímpar receber a comunidade externa e o nosso público interno para a construção desse documento que é o nosso instrumento de planejamento para os próximos cinco anos. Construir esse PDI de forma democrática, com a participação da comunidade, sinaliza que estamos abertos para essa construção, estamos  antenados nas demandas que a sociedade traz. Essas demandas forma mapeadas. O próximo passo agora é traçar objetivos estratégicos para que possamos superar essas dificuldades. Acreditamos que é dessa forma que se constrói uma universidade democrática, forte e de qualidade”. 

“Eu me sinto lisonjeada em participar desse momento ímpar, onde podemos visualizar a proposta para os próximos cinco anos e poder contribuir para a melhoria, pensar em uma educação com um olhar diferente, um olhar com o qual já temos trabalhado durante esse percurso, durante esses anos. E vamos socializar com as comunidades interna e externa. O que nós queremos, o que esperamos do processo educacional. É de suma importância a participação de todos, eu espero que as contribuições sejam excelentes e possamos, de fato, concretizar esse documento e estabelecer metas importantes para a universidade”, ressaltou a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Aquenubia Gonçalves da Silva.

O coordenador do curso de Letras, professor Victor Fernandes Borges, afirmou que “a educação precisa da participação da comunidade. Vamos repensar as próximas políticas públicas de ensino, pesquisa e extensão, para beneficiar a comunidade acadêmica e, assim, chegar até a sociedade com práticas educacionais e políticas de assistência com mudanças de pensamento. Nossos acadêmicos têm muitos anseios e esse momento é de dar voz e buscar políticas de inclusão e acessibilidade dentro da universidade”. 

Distribuídos pelos cinco eixos temáticos, Graduação, Pesquisa, Extensão, Financeiro e Comunicação, foram realizadas debates em salas separadas, em seguida  os participantes retornaram para a socialização dos resultados no saguão central. As atividades foram coordenadas pela representante da DDPI no evento, a técnica Karina Santana. 

“Esse trabalho vem sendo realizado desde 6 de abril. Todas as comissões de trabalho formadas traçaram ameaças possíveis para serem discutidas. Os participantes escolheram participar de um grupo e hoje estão debatendo essas ameaças do cenário externo que as comissões trouxerem. Em seguida, fazemos a socialização e escolhem-se as ameaças consideradas mais urgentes”, explicou Karina.

Para a acadêmica do 5° período de Letras Keila Cristina Ferreira Lima, “foi um momento muito especial para nós acadêmicos, é onde podemos compreender a importância do PDI para nós, na inclusão. Muitas vezes percebemos que falta muito. Temos o problema da evasão no ensino superior, um dos pontos críticos. A falta de conhecimento e acesso às tecnologias também merecem atenção”. 

“É um momento muito importante, pois todos nós podemos dar opinião e dizer o que achamos, o que queremos. E, também, nos aprofundarmos mais no assunto. Um tema muito importante foi sobre tecnologia, pois foi o que nos ajudou bastante nesse tempo pandêmico. Muitos também tinham dificuldades para acessar o Portal do Aluno, postar suas atividades”, declarou a acadêmica do 1° período de Pedagogia Shaiane da Silva.

Também participaram do evento o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais Boleslaw Daroszewski Júnior (Bolecho), representando o prefeito Aquiles da Areia, a professora Cícera Cláudia da Silva representando a Secretaria Municipal de Educação, a professora Ivanete de Sousa Alves, presidente do Sindicato dos Servidores da Educação de Araguatins (Sinsea), Itamar Cardoso da Silva, representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araguatins (SISEPMA), e as professoras Maria Aparecida Rodrigues e Thauana Maria Vieira Miranda representando o Colégio Estadual Osvaldo Franco. (Carlos de Bayma)

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