- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 07 / setembro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Carreata de produtores rurais marca resistência contra ameaça de invasões

Mais Lidas

Na última quinta-feira, 2, um grupo de produtores rurais do Bico do Papagaio e Maranhão realizou uma carreata, em Araguatins, escoltado pela Polícia Militar do Tocantins, com objetivo de demonstrar união do setor rural contra possíveis invasões de propriedades. A carreata terminou na Fazenda Padre Cícero, onde os proprietários ofereceram um almoço aos participantes e discutiram formas legais de proteção à propriedade.

Os movimentos de defesa dos direitos dos proprietários rurais começaram a se organizar em 2022, em resposta a indicações de possíveis invasões. Em novembro de 2022, foi criado o Alerta Verde Amarelo, vinculado à Associação PROBICO, visando monitorar possíveis invasões e denunciá-las às autoridades. Em março de 2023, foi criado o Invasão Zero, que já tem representação no Congresso Nacional e em vários estados.

No Maranhão, o Invasão Zero apoiou uma ação policial bem-sucedida que impediu a invasão da propriedade na zona rural de Governador Edson Lobão, no último dia 31 de outubro. Em 3 de novembro, uma ação semelhante ocorreu no município de Senador La Roque MA, onde um produtor estava sendo ameaçado por possíveis invasores.

O grupo rebateu afirmações do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), sobre o Desforço Imediato, que segundo os produtores, é um direito de defesa em caso de invasão de sua propriedade, usando a força necessária e proporcional. Não é necessário aguardar autorizações ou alvarás judiciais para exercer esse direito. O movimento ruralista PROBICO, disse ainda que essa é a nova realidade para tentativas futuras de invasão de propriedades rurais.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias