Cinco acadêmicos do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia (IFTO), campus Araguatins, juntamente com outros acadêmicos tocantinenses, participaram na quarta-feira, 24, do ato político no Congresso Nacional denominado Caravana em Defesa da Educação Pública, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE/IFTO), em parceria com o DCE/UFT, objetivando debater os caminhos da educação no Tocantins.
Os acadêmicos das duas instituições foram recebidos na sala de reuniões da Câmara pelos Deputados Federais Lázaro Botelho, Ângelo Agnolin e Laurez Moreira, que de prontidão prestaram apoio ao ato estudantil e assinaram a Carta-Manifesto elaborada pelos dois DCE’s. O documento apresenta as reivindicações dos estudantes Universitários e estudantes do Ensino Médio tocantinenses, bem como propostas da União Nacional dos Estudantes quanto à educação em todo o país. Além dos Acadêmicos do IFTO e da UFT também foram membros da caravana dois estudantes do grêmio do Colégio Tiradentes de Palmas e representes de grêmios do IFTO.
No período da tarde, a caravana foi recebida pelos Deputados Federais Junior Coimbra e Professora Dorinha, que também prestaram apoio às reivindicações estudantis. Visando incluir as discussões das greves que ocorrem nas universidades e institutos federais, as lideranças estudantis procuraram parlamentares ligados as Comissões de Educação, tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado, respectivamente, a Professora Dorinha e a Senadora Lídice da Mata.
A Caravana contou com os seguintes acadêmicos do Campus Araguatins: Elizângela Mendes (Coordenadora de Eventos do Centro Acadêmico de Biologia), Guilherme Oliveira (Vice-Presidente de DCE/IFTO), Lafaiete de Sousa Santos (Vice-Presidente do Diretório Acadêmico do campus), Marina Cabral (Vice-Presidente do Centro Acadêmico de Biologia) e Miquéias Alves da Rocha César (Diretor de Assuntos Acadêmicos de Centro Acadêmico de Agronomia).
Segundo Guilherme Oliveira, vice-presidente do DCE/IFTO: “O estado do Tocantins prova a cada dia que tem um movimento estudantil unificado e que debate o acesso ao ensino em todos os seus segmentos, buscando sempre a melhoria dos cidadãos desse estado jovem. E o DCE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, através de dessas atividades, consolida o sonho de organizar o movimento estudantil dentro da instituição, com a certeza de estarmos no caminho certo e com a certeza de que muito ainda deve ser feito para garantirmos uma educação de qualidade em todo o estado e no país”. (Por Guilherme Oliveira e Marina Cabral)




