O bloco carnavalesco Gargalo foi objeto de um grupo de estudo da disciplina de Comunicação Organizacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Palmas, no ano passado. E em 2014 será tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na mesma Universidade.
O TCC voltado para um “Diagnóstico da comunicação” coletará dados através de pesquisas durante os quatro dias de carnaval. Essas informações, condensadas e analisadas, vão gerar o diagnostico que fomentará um planejamento estratégico comunicacional.
O presidente do bloco, jornalista Cláudio Duarte, acredita que o estudo possibilitará algumas mudanças estratégicas não só no Bloco Gargalo, mas também nos outros blocos araguatinenses na forma de se comunicar com seus diversos públicos.
Para Duarte, a acirrada disputa nos primeiros anos com os blocos concorrentes é coisa do passado. Segundo ele, todos desejam ser o melhor, mas a disputa tem que ser pela qualidade. O jornalista afirma: “A cada carnaval os blocos se estruturam e precisam entender que quanto mais trabalham em equipe, mais fortalecem a festa na cidade. Dessa forma, a competição pode ser saudável e possibilita a vinda de novos turistas que sabem que ao chegar terão blocos de qualidade para brincar os quatro dias de carnaval”.
A orientadora do estudo, professora Drª. Celene Fidelis, considera o estudo inovador por ser um dos primeiros a utilizar especificamente um bloco de carnaval para um processo de diagnóstico da comunicação.
Segundo Fidelis, “Todo diagnóstico vem para aprimorar as ações. Quando temos a preocupação de avaliar alguma coisa é porque estamos com a intenção de melhorar. Para um bloco de carnaval que tem uma periodicidade regular, esse processo de avaliação é obrigatório. E a melhoria constante na prestação de serviços também é obrigatória. E o diagnóstico é uma ferramenta de avaliação para melhoria contínua”.
E acrescenta: “A partir do momento que o processo de melhoria vira uma prática constante do bloco Gargalo, automaticamente, pela questão da competitividade, vai movimentar para que os outros blocos também tenham ações no sentido de se aperfeiçoarem e melhor se relacionarem com seus públicos. Assim, melhoram a prestação de serviços, a qualidade dos blocos e do evento como um todo”.
O estudo, que já se constitui num importante documento para a memória do município, por mapear o carnaval de Araguatins nos últimos quinze anos, também garantiu novos foliões para a cidade. Alguns dos integrantes do grupo de estudo de 2013, garantiram presença no carnaval da cidade para conhecer de perto o objeto de tanta fascinação: “O carnaval do bloco Gargalo”.




