Inaugura no dia 25 de outubro de 2010, a ponte sobre o Rio Araguaia que liga o Estado do Tocantins, Araguatins, ao Estado do Pará, Porto Jarbas Passarinho, na BR-230 Transamazônica, se transformou como já se era previsto, em um grande ponto de trafego de veículos, principalmente o de cargas.
Mas um problema grave, ainda não resolvido, incomoda motoristas e moradores da região. È a não finalização dos aterros nas cabeceiras da ponte e o asfaltamento de um trecho de 22 Km do Porto Jarbas Passarinho até as proximidades do município de Brejo Grande do Araguaia.
Sobre as cabeceiras da ponte a informação é que serão feitas junto com o asfaltamento do trecho até perto de Brejo Grande. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o trecho ainda não foi concluído por falta de Licença Ambiental que há anos se encontra parada nos tramites burocráticos esperando liberação.
A versão popular
Já na boca do povo a versão é bastante diferente. Segundo se comenta no Porto Jarbas Passarinho e nos municípios de Brejo Grande e Palestina, a história é que os recursos da conclusão do trecho sem asfalto, alguém teria dado fim, pois a situação já está perto de completar uma década. Ainda se comenta nas comunidades que a alternativa para a solução do problema está sendo tomada através da tentativa de liberação de recursos destinado a recapeamento asfaltico do trecho Porto Jarbas Passarinho até Marabá. Daí com esse novo recurso seria possível terminar o trecho.




