O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), multou seis ordenadores de despesas integrantes do primeiro escalão da gestão Aquiles da Areia (PP). Além do próprio prefeito, foram multados três secretária e dois superintendentes de autarquias, bem como responsáveis por Controle Interno e contadores.
O motivo foi por descumpriram prazos de envio das remessas obrigatórias de informações ao Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, módulo Contábil (SICAP/Contábil), referentes ao exercício de 2021.
Por Instrução Normativa (IN) do TCE/TO, é obrigatório que as administrações públicas informem, por meio do Sicap (sistema informatizado), o envio das informações documentadas sobre as movimentações financeiras e administrativas das suas unidades.
Ao observar o descumprimento dos prazos legais, o processo administrativo é instaurado automaticamente pela Corte de Contas, objetivando a responsabilização de quem deu causa ao descumprimento do prazo fixado no art. 6º da IN/TCE-TO nº 09, de 07 de novembro de 2012, art. 165 do Regimento Interno deste TCE-TO e art. 2º, da Lei Estadual nº 1.284/2001, para encaminhamento das informações.
Saiba quem foram os multados: