
A equipe da Universidade de Gurupi (UNIRG) e da Fundação UNIRG, além de visitar Araguatins está semana, vai estar em outros municípios na região norte do Tocantins, com o objetivo de avaliar e conhecer estruturas para possível instalação da instituição.
A comissão é composta pelo presidente da Fundação, Thiago Miranda; a reitora da Universidade, Drª Sara Falcão; o diretor financeiro, Oximano Jorge e o engenheiro civil, Elizaldo Coelho Filho.
O grupo passa nesta segunda, dia 17, por Pium e Paraíso, onde já existe a instituição funcionando com a implantação do curso de medicina. Na terça, 18, equipe vai até Araguacema, Caseara e Colinas.
O Bico do Papagaio, recebe a comitiva, na quarta, dia 19, nas cidades de Araguatins e Augustinópolis. Em Araguatins a equipe se reúne com autoridades locais para discutir sobre a estruturação da instituição e depois segue até Augustinópolis, onde a convite do reitor da Universidade do Estadual do Tocantins, Augusto de Rezende Campos, a equipe vai conhecer a estrutura da instituição pública.
A reitora da UNIRG, Sara Falcão, explicou que os prefeitos protocolaram um documento solicitando a expansão da instituição para as respectivas cidades. Mas ela frisou que para possibilitar a implantação dos cursos é necessário cumprir alguns critérios. “São avaliados a cessão de um prédio com toda a estrutura necessária, de acordo com as diretrizes dos cursos a serem implantados, além de um estudo da viabilidade de quais cursos se adequarem nessas cidades”, frisou a gestora.
Nos bastidores, nossa equipe apurou, que existe uma disputa acirrada entre os municípios para receberem a instituição, que deve oferecer entre outros, o curso de Medicina. No Bico, apenas Araguatins está na disputa e por interesse da própria instituição, é o município favorito a receber o campus. Paralelo, o prefeito Aquiles da Areia (PP); o deputado estadual, Amélio Cayres (SD) e a Câmara Municipal, trabalham nos bastidores para construir as condições da confirmação da instalação da UNIRG em Araguatins.
“Nós fechamos questão, e já, há vários dias, estamos eu, o prefeito Aquiles e os vereadores, juntando esforços para ter essa confirmação. Augustinópolis já tem definido o curso de Medicina da UNITINS, agora trabalhamos para a também implantação do curso de Medicina em Araguatins, por meio da UNIRG. O Bico do Papagaio inteiro ganha”, disse Amélio Cayres a nossa reportagem na tarde desta segunda-feira.
Para o vereador Jairo Ribeiro (MDB), a escolha da UNIRG por Araguatins, será a decisão mais acertada e os Poderes estão se empenhando juntos para consolidar a situação. “A Câmara Municipal, todos os vereadores, estão dispostos e colaborando. O que depender do Parlamento Municipal, vamos contribuir com tudo. Nesta quarta estaremos juntos na visita técnica e vamos mostrar que a decisão mais acertada é a instalação em Araguatins que oferece as melhores condições estruturais.






