
Araguatins, no Bico do Papagaio, está no centro de uma proposta que pode transformá-la em sede de uma nova região metropolitana no Tocantins. O projeto, apresentado nesta quarta-feira, 26, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (REPU), inclui ainda Araguaína e Dianópolis como polos de outras duas regiões metropolitanas. O requerimento foi encaminhado ao Governo do Estado, solicitando estudos técnicos e audiências públicas para viabilizar a criação dessas áreas.
A iniciativa tem como base a Lei Complementar Federal nº 210, de 25 de novembro de 2024, que vincula emendas parlamentares de bancada a projetos em regiões metropolitanas ou integradas de desenvolvimento. “A criação dessas regiões vai facilitar o acesso a recursos federais, promovendo o crescimento integrado dos municípios”, destacou Cayres. No caso de Araguatins, a proposta abrange 24 cidades do Bico do Papagaio.
Além de definir as novas regiões, o projeto prevê a criação do Fundo de Desenvolvimento e do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento Regional, instrumentos voltados ao planejamento e à gestão de políticas públicas compartilhadas. Atualmente, o Tocantins conta com as regiões metropolitanas de Palmas e Gurupi, e a inclusão de Araguatins reforçaria a organização territorial no norte do estado.
A proposta, que também engloba Araguaína (17 municípios) e Dianópolis (14 municípios), busca otimizar recursos e promover integração entre as gestões locais. Se aprovada pelo governador, ainda passará por análises técnicas e consultas públicas antes de entrar em vigor, prometendo um novo capítulo para o desenvolvimento de Araguatins e do Bico do Papagaio.