O prefeito eleito de Araguatins, Lindomar Madalena (PSB), já tem feito o esboço e a configuração da estrutura administrativa de seu governo. O prefeito eleito tem dito a auxiliares próximos que deve iniciar a nova administração com quatro secretarias apenas. A ideia é conter gastos e fazer caixa para tocar obras.
Lindomar tem em mente que com o enxugamento da máquina administrativa, será possível tomar conhecimento mais rápido e ágil das ações de governo, evitando a perca de recursos.
As secretarias
No enxugamento da estrutura, Lindomar estuda iniciar os trabalhos apenas com as secretarias de Educação, Saúde, Administração e Infraestrutura. Na educação ele deve criar diretorias de Esporte e Turismo. A Secretaria de Administração deve ser fundida com a de Finanças, tornando a segunda uma diretoria. Na de Infraestrutura as secretárias de Agricultura e Meio Ambiente provavelmente devem também se tornar diretorias.
A Secretária de Assistência Social tem sido uma pedra no calcanhar do prefeito eleito, que tem se visto forçado a mantê-la, mesmo contra gosto, devido a grande quantidade de programas sociais do Governo Federal. Torna-la uma diretoria poderia inviabilizar a manutenção dos diversos programas.
Secretários
O prefeito eleito mantém os nomes que ocuparão as secretárias no mais absoluto sigilo. Mas nomes como Renato Parente e Josenildo Marques adiantados aqui no site Folha do Bico, tem sido ventilados e a indicação para compor a equipe mista de transição reforça a ideia.
Nos últimos dias mais três nomes apareceram como prováveis ocupantes de posições importantes no próximo governo municipal. Um é o do empresário Marcos da Eticcam, presidente do PTB, este é apontado como o contador geral da Prefeitura, cargo acertado ainda no período das convenções para escolha de candidatos e coligações. O outro nome que é especulado é o da presidente do PSDB, Dona Ires, para o cargo de secretária de Assistência Social, caso a secretaria seja mantida. E a atual secretária de Saúde do Governo Rocha Miranda, Maria de Fátima Gomes Matos, deverá ser mantida no cargo.
Em contato com a assessoria do prefeito eleito, os mesmo declaram que Lindomar só dará um posicionamento oficial em dezembro, após a conclusão dos trabalhos da equipe mista de transição.




