Articular e definir prioridades e pactuações de soluções, objetivando a organização de uma rede de ações e serviços de atenção à saúde integral e resolutiva, faz parte das articulações da CIR – Comissão Intergestores Regional Médio Norte, realizada nesta quinta-feira, 5, no auditório do SINE em Araguaína.
Fazem parte da CIR Médio Norte, 13 municípios entre eles: Aragominas, Araguaína, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Pau D’Arco, Santa Fé e Wanderlândia.
No encontro gestores e representantes municipais de saúde discutiram os aspectos operacionais da gestão compartilhada do SUS- Sistema Único de Saúde, destacando-se dentre os itens de pauta, a pactuação dos indicadores de transição entre o Pacto pela Saúde e COAP – Contrato Organizativo de Ação Público.
De acordo com a subsecretaria municipal de saúde de Santa Fé do Araguaia, Cristiane Afonso Pelegrino, a reunião da CIR só tem colaborado para o crescimento dos municípios na área da saúde. “As discussões nela apresentadas em grupo, vem fortalecendo coletivamente as soluções dos problemas e com isso, melhorando a qualidade de vida dos usuários do SUS”. Disse a subsecretaria.
“Cada vez mais a CIR médio norte se fortalece com a interação e pactuação que ocorrem, e este espaço é fundamental para o aprimoramento das nossas políticas de saúde”. Ressaltou Alessandra Silva –Coord. da Divisão de Planejamento do município de Araguaína.
Estavam no comando da reunião às técnicas representantes da Sesau, Marilene Coutinho Borges, Assessora da Diretoria Geral de Gestão e Acompanhamento Estratégico (DGGAE) Maria Beatriz Aleixo Dias, Coordenadora da Regionalização, Tiago Pereira da Silva, Coordenador de Regulação do Trabalho e Luiza Regina Dias Noleto, Diretora de Projetos.
As próximas reuniões do Colegiado da Região do Médio Norte Araguaia foram marcadas para os dias: 16 de agosto no município de Wanderlândia; 8 de novembro em Araguaína e 6 de dezembro em Campos Lindos, onde, irão dar continuidade nas discussões e nas propostas para a melhoria da Comissão Intergestores Regional Médio Norte.




