
Em 1978, o Regional Centro-Oeste da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) encomendou ao CERIS (Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais), um estudo da realidade socioeconômica das dioceses e prelazias que o compunham. O relatório, assinado por Célia Maria Santos Bertone, propunha, já naquele tempo, uma nova circunscrição eclesiástica no norte do Estado de Goiás: a Diocese de Araguaína, desmembrada do território
da Prelazia de Tocantinópolis. Porém, o contexto eclesial e social das décadas seguintes inviabilizou a consolidação do Projeto que por diversas vezes foi iniciado pelos bispos de Tocantinópolis.
Em 2018, durante encontro dos bispos da Província Eclesiástica de Palmas-TO, o bispo de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo, retomou o projeto da criação da Diocese de Araguaína-TO, com o território desmembrado da Diocese de Tocantinópolis e anexando três municípios da Diocese de Miracema do Tocantins-TO. Por unanimidade, os bispos do Regional Norte 3 deram a sua aprovação para que se apresentasse o projeto à Santa Sé.
Após reuniões do bispo diocesano de Tocantinópolis com o clero, religiosos e religiosas e lideranças leigas, foi constituída a coordenação de implantação das estruturas físicas da Diocese de Araguaína. O projeto será desenvolvido em três ações prioritárias:
1. Ação entre fiéis de um carro 0Km;
2. Campanha “Doe e faça parte!” com doações periódicas por parte dos fiéis;
3. Leilão do gado.Para ficar informado sobre o desenvolvimento das ações do Projeto, o modo de participação dos fiéis e os dados pastorais, geográficos e estruturais da nova Diocese, conecte-se às redes oficiais da Diocese da Tocantinópolis:
Site: diocesedetocantinopolis.org
Instagram: @diocesedetocantinopolis
Facebook: @DiocesedeTocantinopolis




