O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Regional de Araguaína irá promover ações da Campanha Dezembro Laranja, mês de conscientização para alertar sobre os cuidados e prevenção ao câncer de pele no local de trabalho. Serão promovidas live, palestras educativas e visitas em instituições públicas, privadas e obras de infraestrutura na cidade.
Segundo dados levantados pelo Cerest, mais de 40% dos casos de câncer relacionados ao trabalho não são notificados, por isso a importância de abordar sobre o assunto. “O intuito é dar visibilidade ao tema, levantando problemáticas e resoluções dentro dos sistemas de saúde, alertando a população dos sinais e sintomas para um diagnóstico precoce”, informou a coordenadora do Cerest, Lilaléa Farias.
O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% dos tumores malignos registrados no País, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Em Araguaína, de 2009 a novembro deste ano, foram registrados sete casos de trabalhadores com a doença, conforme dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).
Live
O cronograma de ações do Cerest em alusão ao Dezembro Laranja inicia no dia 8, quarta-feira, das 8h30 às 11h30, com uma live sobre o tema: Câncer Relacionado ao Trabalho. O evento on-line conta com a participação da mestre e fisioterapeuta Mônica Costa; a doutora e coordenadora do Grupo de Ensino e Pesquisa em Epidemiologia do Câncer, Fátima Sueli Neto; os médicos dermatologistas Pollyana Reis e Silvestre Júlio. A intermediadora do evento será a enfermeira e técnica responsável pelo agravo ao câncer relacionado ao trabalho no município, Priscilla Braz.
Ações presenciais
No próximo dia 10, sexta-feira, a partir das 8h30, profissionais do Cerest e da Secretaria da Infraestrutura de Araguaína irão visitar as obras na cidade para falar aos trabalhadores sobre educação em saúde. Serão abordados assuntos como o uso de chapéu, camisetas longas, protetor solar, sapatos fechados, hidratação oral e outras formas de prevenir o câncer de pele.
A mesma temática também será levada para o Hemocentro de Araguaína, no dia 15, quarta-feira, das 8h30 às 14h30. Ainda estão previstas ações nos Correios, ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), unidades básicas de saúde, empresa Litucera e outras instituições.
O Cerest também convidou os hospitais, ambulatórios, clínicas e todas as unidades básicas de saúde do município para participar da Campanha Dezembro Laranja, realizando ações educativas por meio de conversas, lives, reuniões e dentre outras atividades que podem ser escolhidas e desenvolvidas pelos gestores dos locais. (Giovanna Hermice)